As Dietas...desnecessarias!!!
Depois do Natal e do Ano Novo, quase todos temos, nas melhores das hipóteses, umas gramas a mais.
Ficamos a descansar, na ''morrinha'', no quentinho do sofá, a ver uma quantidade desmesurada de televisão ou filmes, que ansiamos por ver e acabamos por nunca ver. Nesta data, recuperam-se tradições, e permitimo-nos descansar. Ou não, digo eu. Algo, que sei lá eu o porque, esta fora de moda fazer. Suspeito que o medo (este malvado, outra vez!) de que nos considerem preguiçosos, faz com que não nos sentimos confortáveis em faze-lo. Descansar e quase pecado! Temos que estar sempre a fazer qualquer coisa, a bulir. Quanto mais não seja, porque parar e não fazer nada, pode ser perigoso. Não vá lá a nossa mente começar a pregar-nos umas valentes partidas e começarmos a pensar na nossa própria vida. Bolas, ufa, livra, sai.... Isso, nem pensar!!! Pode ser muito doloroso e esta e que e a verdade. E tem razão, pode e e mesmo!
Podemos começar a pensar que temos mais umas gramas, e que não nos apetece fazer exercício físico, nem dietas ou afins. Quando nos olhamos no espelho e achamos que temos peso a mais, significa, acredito eu, que estamos a ser negligentes com nos mesmos. Com o nosso corpo e a nossa alma.
Significa que não estamos a ter Coragem que queremos na nossa vida. De falarmos sobre o que realmente nos perturba. Seja com os outros ou com nos mesmos. Temos receios, medos e deixamos que eles vençam dia após dia. Sentimo-nos assustados e inseguros com nos mesmos, seja inconscientemente ou conscientemente. Sentimos que precisamos de mais protecção, mas aquela que poderíamos dar a nos mesmos, esta a ser negligenciada. Por isso, para obter esse desejo de protecção, protegemo-nos, refugiando-nos na comida, nos doces, nos chocolates, no álcool, no tabaco, nas drogas. etc. O que só faz piorar ainda mais e cada vez mais, o nosso estado físico e mental.
A esta altura, a culpa junta-se a todos os sentimentos negativos, juntando-se assim e também '' a essa festa''. Começamos a culparmo-nos pelas nossas fraquezas. De não termos sido capazes de termos dito NÃO a comida, aos chocolates, aos doces, ao tabaco, as drogas, etc. Começamos logo a pensar em fazer dietas e gastamos o que eu considero uma das duas coisas que mais precioso temos: Tempo!
Ignoramos, quase sempre, o que realmente esta por trás de todo o excesso de peso, porque dói muito mais, sentir e perceber a verdade, de admiti-la também, e de facto isto quase todos sabemos. Por isso, evitamos saber a verdade com...medo!
Depois de reconhecido o medo e pensarmos a fundo, de onde veio e o porque, começamos então a desbloquearmo-nos. As vezes, não conseguimos faze-lo sozinhos e precisamos de pessoas como psicólogos, ou como eu. Pessoas que nos ajudem a perceber os porquês, para depois conseguirmos seguir em frente, não sentindo, qualquer necessidade de nos refugiarmos na comida, etc.
Vamos deixar as dietas de parte, por uns tempos, e tentar perceber o que nos leva a ''drogar'' com comida ou algo mais, no primeiro instante, sim?
Por isso, assumi no outro dia, que hoje em dia, sou uma Terapeuta Holística, uma Professora da Felicidade, porque hoje em dia, ensino, os meus clientes na busca da felicidade deles. Nem mais, nem menos.
Por isso, não trabalho com qualquer pessoa, só as que realmente querem ser felizes.
Permitam-se ser Felizes!!!