Estar grata para ser Feliz!
A minha experiencia diz-me que não se pode ser Feliz se não se souber o que e estar ou ser grata.
Não me refiro a agradecer, mas sentir a gratidão no nosso coração.
Deixem-me explicar com um exemplo vivido há uns tempos atrás. Uma colega mudou-se para a que foi a sua primeira casa. Não tinha nada. Na altura dos seus anos, ofereci-lhe um par de candeeiros para o seu quarto. Ela agradeceu entusiasmada, embora eu tivesse sentido de imediato que ela não ficou contente. Tentou disfarçar. Disse-lhe obviamente que se ela quisesse os poderia trocar. De cor ou pelo que entendesse. Esperou umas duas semanas e acabou por faze-lo. Trocou-os por duas caixas.
Obviamente que aquilo que eu achava que ela precisava, não constava na sua lista de prioridades. E mais uma vez aprendi que talvez seja melhor perguntar sempre o que as outras pessoas desejam ter se estamos a pensar em oferecer-lhes algo. No entanto, aprendi mais do que esta simples lição. Aprendi que apesar da minha colega ter agradecido, ela não se sentiu grata, pelo que recebeu.
Esta sua atitude, fez-me imediatamente parar e procurar analisar se EU estaria a ser ingrata ao universo, pelo que sou e pelo que tenho. Será que estaria a sentir-me verdadeiramente grata por TUDO o que tenho e sou na vida?
Para mim, nunca se tratou de uma questão de falta de educação, o facto de ela ter trocado os candeeiros, mas de ingratidão. Não, não levei a mal. Não de todo. Mas inevitavelmente olhei para a vida da minha colega e percebi o porque de uma parte dos seus problemas. Ingratidão foi a resposta que me surgiu, inevitavelmente.
Quando estamos a viver em estados de negatividade media e profunda, não conseguimos perceber as coisas boas que nos acontecem. As vezes, ate as coisas maravilhosas que o Universo nos oferece. Não conseguimos! Temos já algumas expectativas, baseadas em medos diversos e ou ilusões e acabamos por não nos darmos conta de que acabamos de receber coisas boas. As vezes, tão pequenas como um telefonema de um amigo, de um filho, de um pai, de um neto, de um tio, etc, etc. Temos imensas dificuldades em percebermos e vermos o poder de pequenos gestos dos outros.
Esta semana, foi a minha vez de ser ingrata.
A minha mãe (minha procuradora) recebeu uma carta do meu condomínio para pagar mensalmente. Ela já me conhece, por isso ligou-me a avisar da data limite de pagamento e do valor. Não concordei com as condições de pagamento e precisava de pensar em como EU queria resolver a questão e o meu descontentamento. Fiz questão de lhe agradecer e disse-lhe que eu trataria do assunto, sem nada mais acrescentar. Afinal ela e minha mãe, não meu marido, com quem eu tenha que descobrir a resolução do problema. Ignorando as minhas indicações, por completo, ela foi pagar a minha conta. Sei que possivelmente fui também eu mal agradecida, ao Universo. Mas fiquei para lá de chateada com ela. Obviamente, não pelo acto em si, de ela ter pago a minha conta; mas antes, de ela não ter respeitado o facto, de eu ser uma adulta e ser suposto EU a resolver os meus compromissos, da forma que eu entendo, ser a mais correcta para mim.
Talvez, tenha sido exactamente aqui que eu e a minha mãe chocamos. Ela tentou ensinar-me a aceitar tudo o que me dão, sem questionar. Eu....bem, eu sempre questionei tudo e todos. Sempre que o sentia que o devia fazer. Apenas nesses momentos, mas sempre que o sentia. E por isso mesmo, por dar ouvidos e voz as minhas intuições, sem nunca perceber muito bem porque, as vezes, pago o preço....com familiares e amigos.
Porem, quero deixar bem claro, que estou grata ao Universo, por ter uma mãe que possa pagar as minhas contas. (Tenho imensos amigos que precisam de ajudar os pais, economicamente falando.) E que por isso, age com base no medo de que Eu, a sua filha, lhe traga algum tipo de problemas. Neste momento, estou numa fase de manifestar uma mãe menos preocupada comigo e mais preocupada com ela mesma.
Estarmos gratos, verdadeiramente gratos, faz-nos parar e pensar em todas as coisas boas e positivas que temos e somos. Por isso, desafio todos os que lerem este post a procurarem 3 coisas pelas quais estão gratas/os e colocarem diariamente na vossa pagina do Facebook. Vamos lá tentar ser positivos??? Vamos lá tentar perceber se faz diferença??? O desafio esta lançado!!!
Permitam-se Ser Felizes!!!